Aprender, Refletir e Preservar
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, 5º Ano A - 18 alunos. Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms.
Os alunos do 5º Ano A da Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms desenvolveram uma série de atividades a partir da videoaula apresentada pelo Projeto Vamos Ler, em parceria com a Realiza e a Cargill. A proposta possibilitou momentos de reflexão sobre a importância do consumo consciente e sobre as atitudes que cada cidadão pode adotar para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Após assistirem à videoaula, os estudantes participaram de rodas de conversa e discussões em sala de aula, nas quais compartilharam ideias, experiências e conhecimentos sobre a temática. Durante esses momentos, compreenderam que a conscientização ambiental deve ultrapassar os muros da escola, sendo compartilhada também com seus familiares e com a comunidade escolar.
Motivados pelo conteúdo estudado, os alunos assumiram o papel de defensores do meio ambiente e realizaram uma investigação prática dentro da própria escola. Eles foram até o refeitório para observar se os colegas estavam realizando corretamente o descarte dos resíduos, identificando a importância da separação adequada entre lixo orgânico e reciclável.
Em outro momento, os educandos organizaram-se em grupos para pesquisar sobre o milho, utilizando como ponto de partida as perguntas propostas na videoaula: “De onde vem?” e “Para onde vai?”. A pesquisa permitiu que os alunos conhecessem as etapas de produção que acontece no campo , o transporte , a transformação do produto em matéria prima ,a transformação e utilização desse importante produto agrícola, compreendendo sua relevância para a alimentação, para a economia e para o cotidiano das pessoas.
Para socializar os conhecimentos adquiridos, cada grupo produziu desenhos ilustrativos representando o percurso do milho, desde sua origem até os diferentes destinos e aplicações. Posteriormente, os trabalhos foram apresentados aos colegas, promovendo a troca de informações e o desenvolvimento da expressão oral.
Ao final das atividades, os estudantes participaram de um debate reflexivo, no qual puderam expressar suas opiniões sobre atitudes que fazem a diferença na preservação do planeta. Entre as diversas contribuições, destacou-se o relato de um aluno que compartilhou a experiência de sua mãe, que reutiliza óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão. Além de evitar o descarte inadequado do produto no meio ambiente, essa prática contribui para complementar a renda familiar, demonstrando que a sustentabilidade também pode gerar benefícios sociais e econômicos.
Os alunos do 5º Ano A da Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms desenvolveram uma série de atividades a partir da videoaula apresentada pelo Projeto Vamos Ler, em parceria com a Realiza e a Cargill. A proposta possibilitou momentos de reflexão sobre a importância do consumo consciente e sobre as atitudes que cada cidadão pode adotar para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Após assistirem à videoaula, os estudantes participaram de rodas de conversa e discussões em sala de aula, nas quais compartilharam ideias, experiências e conhecimentos sobre a temática. Durante esses momentos, compreenderam que a conscientização ambiental deve ultrapassar os muros da escola, sendo compartilhada também com seus familiares e com a comunidade escolar.
Motivados pelo conteúdo estudado, os alunos assumiram o papel de defensores do meio ambiente e realizaram uma investigação prática dentro da própria escola. Eles foram até o refeitório para observar se os colegas estavam realizando corretamente o descarte dos resíduos, identificando a importância da separação adequada entre lixo orgânico e reciclável.
Em outro momento, os educandos organizaram-se em grupos para pesquisar sobre o milho, utilizando como ponto de partida as perguntas propostas na videoaula: “De onde vem?” e “Para onde vai?”. A pesquisa permitiu que os alunos conhecessem as etapas de produção que acontece no campo , o transporte , a transformação do produto em matéria prima ,a transformação e utilização desse importante produto agrícola, compreendendo sua relevância para a alimentação, para a economia e para o cotidiano das pessoas.
Para socializar os conhecimentos adquiridos, cada grupo produziu desenhos ilustrativos representando o percurso do milho, desde sua origem até os diferentes destinos e aplicações. Posteriormente, os trabalhos foram apresentados aos colegas, promovendo a troca de informações e o desenvolvimento da expressão oral.
Ao final das atividades, os estudantes participaram de um debate reflexivo, no qual puderam expressar suas opiniões sobre atitudes que fazem a diferença na preservação do planeta. Entre as diversas contribuições, destacou-se o relato de um aluno que compartilhou a experiência de sua mãe, que reutiliza óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão. Além de evitar o descarte inadequado do produto no meio ambiente, essa prática contribui para complementar a renda familiar, demonstrando que a sustentabilidade também pode gerar benefícios sociais e econômicos.




.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário