Combate ao trabalho infantil
Professora Alane Francine Gomes Duarte, 4° ano. Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms.
Durante o mês de junho, os alunos do 4º ano participaram de uma atividade interdisciplinar que abordou o combate ao trabalho infantil. A proposta teve como objetivo principal sensibilizar as crianças sobre a importância de estudar e brincar, e não trabalhar precocemente, respeitando seus direitos garantidos por lei.
A atividade teve início com uma conversa em sala de aula, conduzida pela professora, explicando que, infelizmente, nem todas as crianças têm a oportunidade de viver plenamente a infância. Foi apresentado aos alunos o símbolo do catavento, utilizado em campanhas nacionais de enfrentamento ao trabalho infantil. A professora explicou o seu significado, que representa uma infância livre, a esperança, o direito de brincar e a energia das crianças.
Em seguida, foi mostrada uma imagem de uma obra do artista Ivan Cruz, que retrata uma criança segurando um catavento. A partir dessa imagem, os alunos participaram de um bate-papo onde foram incentivados a falar sobre o que viam, o que sentiam ao observar a obra e o que acreditavam que o artista quis expressar. Essa troca despertou sentimentos como empatia, alegria e reflexão sobre o que é viver uma infância feliz.
Após a conversa, os alunos realizaram duas atividades práticas. A primeira foi uma produção artística: cada criança recebeu uma cópia da obra ou um desenho inspirado nela para colorir livremente, utilizando lápis de cor, giz de cera ou tinta. Eles também foram incentivados a criar um fundo para o desenho, com elementos que representassem momentos felizes da infância, como parques, brinquedos, pipas, bolas, entre outros.
A segunda atividade foi a construção de um catavento. Com o auxílio da professora, cada aluno utilizou um copo descartável de café como base, decorando-o com as cinco cores do catavento símbolo da campanha. A montagem foi feita com papel colorido, palito de churrasco e canudo de suporte, e cada criança pôde montar o seu próprio catavento, aprendendo o passo a passo da dobradura e a simbologia de cada detalhe.
A proposta proporcionou um momento de reflexão importante, permitindo que os alunos compreendessem seus direitos de forma leve e criativa. Mais do que aprender sobre o assunto, eles tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos e pensamentos por meio da arte e da construção simbólica do catavento, compreendendo que toda criança tem o direito de viver uma infância protegida, feliz e cheia de esperança.
Durante o mês de junho, os alunos do 4º ano participaram de uma atividade interdisciplinar que abordou o combate ao trabalho infantil. A proposta teve como objetivo principal sensibilizar as crianças sobre a importância de estudar e brincar, e não trabalhar precocemente, respeitando seus direitos garantidos por lei.
A atividade teve início com uma conversa em sala de aula, conduzida pela professora, explicando que, infelizmente, nem todas as crianças têm a oportunidade de viver plenamente a infância. Foi apresentado aos alunos o símbolo do catavento, utilizado em campanhas nacionais de enfrentamento ao trabalho infantil. A professora explicou o seu significado, que representa uma infância livre, a esperança, o direito de brincar e a energia das crianças.
Em seguida, foi mostrada uma imagem de uma obra do artista Ivan Cruz, que retrata uma criança segurando um catavento. A partir dessa imagem, os alunos participaram de um bate-papo onde foram incentivados a falar sobre o que viam, o que sentiam ao observar a obra e o que acreditavam que o artista quis expressar. Essa troca despertou sentimentos como empatia, alegria e reflexão sobre o que é viver uma infância feliz.
Após a conversa, os alunos realizaram duas atividades práticas. A primeira foi uma produção artística: cada criança recebeu uma cópia da obra ou um desenho inspirado nela para colorir livremente, utilizando lápis de cor, giz de cera ou tinta. Eles também foram incentivados a criar um fundo para o desenho, com elementos que representassem momentos felizes da infância, como parques, brinquedos, pipas, bolas, entre outros.
A segunda atividade foi a construção de um catavento. Com o auxílio da professora, cada aluno utilizou um copo descartável de café como base, decorando-o com as cinco cores do catavento símbolo da campanha. A montagem foi feita com papel colorido, palito de churrasco e canudo de suporte, e cada criança pôde montar o seu próprio catavento, aprendendo o passo a passo da dobradura e a simbologia de cada detalhe.
A proposta proporcionou um momento de reflexão importante, permitindo que os alunos compreendessem seus direitos de forma leve e criativa. Mais do que aprender sobre o assunto, eles tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos e pensamentos por meio da arte e da construção simbólica do catavento, compreendendo que toda criança tem o direito de viver uma infância protegida, feliz e cheia de esperança.
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